Monday, October 16, 2006

O vôo dos tucanos

O que quer o PSDB?
Afinal, após 8 anos de reinado do Príncipe dos Sociólogos, o que os tucanos querem com a sua volta ao poder?
Todo grupo político quer o poder, independente de projeto. Veja o PFL. Mas o tucanato quer algo mais: como um partido cheio de intelectuais, banqueiros e gente finíssima, eles têm um projeto de país. Chame-o do que quiser, neoliberal, terceira via, sei lá, mas os tucanos se voltassem ao poder num futuro governo Alckimim ( não caio na farsa dos marqueteiros de falar "Geraldo" para dar a impressão de familiaridade com o povo) iriam colocar rapidamente em prática algumas coisas:

1-privatização da Petrobrás.
não adiante o "Geraldo" ficar bravo, mas nesse ponto Lula tem toda a razão: os tucanos são privatistas enrustidos. Seria mais honesto se fossem assumidos. Na gestão FHC a Petrobrás estava sendo encaminhada para a venda, interrompida nas mãos de Lula, que não à toa aliás, anuncia aos quatro ventos a auto-suficiência do petróleo. Mas se geraldinho chegasse lá, não daria 2 anos pra venda da Petrobrás.

2-privatização da Previdência.
sabe-se que existe de fato um problema grave na Previdência no Brasil: déficit crescente e baixas aposentadorias. Adivinhe a proposta do tucanato? O modelo chileno, privatizado. Veja a última palestra que o gestor da previdência chilena deu no IFHC ( Instituto Fernando Henrique, realmente a modéstia impressiona....), elogiando o sistema de lá, aliás o único privatizado do mundo. Não tenha dúvida, tucanos no poder, privatização da previdência. O assunto é sério e merece mais reflexão posterior.

3-cobrança de mensalidades nas u. públicas.
esse era o sonho do Paulo Renato, infelizmente para ele e felizmente para nós, interrompido por Lula. Ele chegou a falar abertamente no assunto, mas não deu tempo nem clima pra imprensa tucana ( ou seja, quase TODA a imprensa brasileira....) fazer campanha para a cobrança de mensalidades nas u. públicas, como forma de "fazer justiça social, já que apenas os mais ricos entram nas melhores universidades". Interessante que o projeto de cotas, mesmo tosco, é uma resposta até certo ponto inteligente a questão sempre levantada por pensadores tucanos: "a u. pública gratuita é um privilégio de ricos" .Não tenha dúvida, geraldinho lá, você pagando aqui. Lembre-se que Paulo Renato não criou uma vaga sequer em u. federal.....já nas privadas.....

4-Corte nos gastos públicos.
o economista do Alckimim, Nakano, ex-Covas, foi claro: num futuro governo tucano, para os juros baixarem seriam necessários cortes drásticos no orçamento da União, algo como 3% do PIB. O que isso significa? Adeus bolsa família, bols escola, investimento nas u. públicas, dinheiro pra Petrobrás, etc.... tudo em nome do "ajuste fiscal". O que eu não consigo entender é como os tucanos falam tanto em ajustar contas do governo, se nos 8 anos que ficaram no poder assinaram 3 acordos com o FMI... Note que a crítica do geraldinho ao lulinha é sempre a mesma: " o governo demais e gasta mal". Pois bem, esse governo que gasta demais e mal quitou a dívida com o FMI que os tucanos, administradores sérios e comprometidos, fizeram....Lula é idiota pra debate, pois se fosse mais experto, iria demolir geraldinho com grande facilidade.

1 Comments:

Blogger Eros Secundus said...

por curiosidade, ja viu?

http://www.youtube.com/watch?v=vsRynm18_Eg

3:20 PM  

Post a Comment

<< Home