Tuesday, March 11, 2008

Valente !

Minha nova religião agora estpa completa com a formação de sua trindade: acima de tudo e todos, Coronel Ubiratan. Em seu lado direito, Capitão Nascimento. E agora, completando a formação, Erica Bain.
E quem é Erica Bain ? É ficctícia, assim como Cap. Nascimento, personagem do ótimo filme "The Brave One", 2007, tradução "Valente". Após ver seu noivo ser brutalmente espancado até a morte e ela ficar em coma por 3 meses por um bando de escrotos no Central Park de Nova Iorque, Erica toma uma decisão: comprar uma arma. A partir daí ocorre uma corrida de gato e rato entre ela, justiceira forçada pela situação e um policial preocupado com as mortes cada vez mais frequentes na cidade. O final surpreende e acima de tudo, me deixou em êxtase. Veja o filme agora, está nas locadoras.
Curiosa diferença entre Brasil e EUA: enquanto por aqui, nossos políticos e intelectuais debatem a criminalidade e a santidade do bandido, por lá não há dúvida: bandido tem que ser preso e ponto. E a reação quando eles morrem em confronto com a policia é bem diferente daqui: ao invés de chorar pelo bandido morto, eles treme de raiva pelas vítimas que o bandido fez. Colonização diferente a deles: por lá, protestantismo, no qual o pecado só é perdoado por Deus e a justiça terrena é a que importa. Por aqui, catolicismo, no qual o pecado está aberto para o perdão e só a justiça divina interessa, pois o ofendido deve sempre perdoar o ofensor. E por fim, por lá, Direitos Humanos: foi o primeiro modelo de país do mundo a aplicar o Iluminismo, antes mesmo que a França, mas eles sabem diferenciar Direitos Humanos de impunidade. Por aqui, "direitos humanos" na versão tropical: você, vítima, não tem direito a nada, mas o bandido é a "vítima de uma sociedade desigual etc...etc...etc...". Precisa perguntar em qual dos dois países eu gostaria de morar?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home