Trem é a saída
Atendendo a pedido, falo sobre a proposta do futuro trem bala entre SP e RJ, com possível ampliação para Campinas, no aeroporto de Viracopos.
Fora a piada pronta de um trem-BALA saindo do Rio de Janeiro ( lá existe também ônibus-bala, carro-bala, moto-bala e etc...), acho que o Brasil tem dois grandes problemas no século XXI, em termos de infra-estrutura: energia e transporte. Energia, a gente deixa pra depois, mas em transporte, eu não tenho dúvida: trem é a saída.
Faz algum sentido o cara trazer uma carga de abacaxi do sul da Bahia para São Paulo em caminhão? Transporta pouco, é caro, poluente, lento e ainda por cima precisa de estradas, que são igualmente caras na manutenção. A mania de transportar tudo por caminhão começou com JK, que queria impulsionar a indústria automobilística, e abandonou os trems, até então o padrão de transporte desde o século XIX. Foi um dos maiores erros da História do Brasil. Trocou-se o trem de carga pelo caminhão, o trem de passageiro pelo ônibus e o bom e velho bonde urbano pelo carro e entramos na era do engarrafamente urbano e das estradas esburacadas. Trens de carga são fundamentais até mesmo na pátria do automóvel, os EUA, sendo que na Europa e Japão eles são mais usados que os caminhões, que só mais interessantes em distâncias curtas. Num país do tamanho do Brasil, e ainda por cima majoritariamente plano, sem grandes cadeias montanhosas como no Chile, o trem deveria ser o transporte óbvio: é bem mais barato, tem manutenção mais fácil e leva grandes cargas por grandes distâncias.
No transporte de passageiros, a Europa dá show: na França, é famoso o TGV, Train de Grand Vitesse, que alcança mais de 500 km/h, liberando o avião apenas para vôos além mar. Dá até pra levar seu carro no vagão de trem.....( vc entra com o carro no vagão garagem, viaja no trem, depois quando chega no seu destino, vc sai do trem....no seu carro). Já passou da hora do Brasil revitalizar, tanto os trens de carga, quanto os trens de passageiros, como único meio de diminuir o sufoco dos aeroportos. E para encerrar: todos sabemos que a saída para o trânsito caótico de São Paulo é o metrô....que nada mais é do um trem que anda embaixo da terra.
Fora a piada pronta de um trem-BALA saindo do Rio de Janeiro ( lá existe também ônibus-bala, carro-bala, moto-bala e etc...), acho que o Brasil tem dois grandes problemas no século XXI, em termos de infra-estrutura: energia e transporte. Energia, a gente deixa pra depois, mas em transporte, eu não tenho dúvida: trem é a saída.
Faz algum sentido o cara trazer uma carga de abacaxi do sul da Bahia para São Paulo em caminhão? Transporta pouco, é caro, poluente, lento e ainda por cima precisa de estradas, que são igualmente caras na manutenção. A mania de transportar tudo por caminhão começou com JK, que queria impulsionar a indústria automobilística, e abandonou os trems, até então o padrão de transporte desde o século XIX. Foi um dos maiores erros da História do Brasil. Trocou-se o trem de carga pelo caminhão, o trem de passageiro pelo ônibus e o bom e velho bonde urbano pelo carro e entramos na era do engarrafamente urbano e das estradas esburacadas. Trens de carga são fundamentais até mesmo na pátria do automóvel, os EUA, sendo que na Europa e Japão eles são mais usados que os caminhões, que só mais interessantes em distâncias curtas. Num país do tamanho do Brasil, e ainda por cima majoritariamente plano, sem grandes cadeias montanhosas como no Chile, o trem deveria ser o transporte óbvio: é bem mais barato, tem manutenção mais fácil e leva grandes cargas por grandes distâncias.
No transporte de passageiros, a Europa dá show: na França, é famoso o TGV, Train de Grand Vitesse, que alcança mais de 500 km/h, liberando o avião apenas para vôos além mar. Dá até pra levar seu carro no vagão de trem.....( vc entra com o carro no vagão garagem, viaja no trem, depois quando chega no seu destino, vc sai do trem....no seu carro). Já passou da hora do Brasil revitalizar, tanto os trens de carga, quanto os trens de passageiros, como único meio de diminuir o sufoco dos aeroportos. E para encerrar: todos sabemos que a saída para o trânsito caótico de São Paulo é o metrô....que nada mais é do um trem que anda embaixo da terra.
1 Comments:
Obrigada pelo post.
Realmente trem é a saída, o qual, ao contrário das rodovias asfaltadas, sugaria uma pequena parcela das finanças públicas do país.
Post a Comment
<< Home