Sunday, November 11, 2007

Porque não se cala ?

A frase acima foi dita pelo rei de Espanha, Juan Carlos, durante bate-boca no encerramento da Cúpula Ibero-americana, entre o primeiro ministro espanhol, Zapatero e o imbecil maior latino americano, Chávez.
Chávez, com sua retórica oca e mal educada, estava xingando, sabe-se lá por quê, o ex-primeiro ministro espanhol Aznar, de "fascista", quando Zapatero interveio dizendo que não era nesse nível que um encontro diplomático deveria ocorrer, e ainda mais, mesmo que fossem ferozes adversários políticos ( na Espanha, Zapatero é do PSOE, de esquerda, enquanto Aznar é do PP, de direita), deveria saber-se respeitar as diferenças, coisa que aliás Chávez não sabe, em respeito ao povo espanhol.
O rei espanhol, em meio ao bate-boca que Chávez promoveu, mesmo sem ter a palavra continuava berrando no microfone já desligado, disse uma frase maravilhosa: "por que non se cala-te?", e saiu da sala.
Mais do que uma demonstração da burrice chavista, ali estavam dois modelos de esquerda: pois Zapatero representa a esquerda espanhola, que um dia foi a guerra civil, perdeu e percebeu que tinha que reciclar suas idéias, aposentar o marxismo-leninismo e entrar na social-democracia, sem porém perder seu espírito solidário e sua motivação de mudar a sociedade desigual do capitalismo, dentro da liberdade e da democracia. Por outro lado, Chávez representa a esquerda burra, dos anos 60, que quer o confronto com o "demônio imperialista", e no fundo representa o modelão cubano-soviético de ditadura-economia estatal-isolamento mundial que tão bem Chávez representa. Pois é, pena que boa parte da esquerda brasileira, colegas professores de HI
História incluídos, intelectuais perdidos nos anos 60 e a maioria do PT acha Chávez um modelo: seria melhor se tomassem um vôo para a Espanha após ter estudado o que era essa país durante os anos 70. Veriam a importância de uma esquerda democrática e plural, inteligente e sem dogmas, que ao chegar ao poder consegue mudar a realidade de um país para melhor, ao contrário do imbecil do Chávez que cada dia mais isola a Venezuela e se isola, já enfrentando inclusive manifestações de rua ( não tenha dúvida, muitos petistas por aí já estão dizendo que trata-se de uma "invenção da mídia" e dos "setores conservadores": muitos "pensadores" de esquerda não conseguem ver o diferente, muito menos respeitá-lo.)
Ao rei espanhol, vai aqui meu sincero abraço: ele falou o que muitos, inclusive na Venezuela, gostariam de falar.
Ao idiota do Chávez e seus seguidores aqui no Brasil, duas dicas: vai estudar um pouco de História....e depois, "cala-te", pois é no silêncio que se aprende alguma coisa, não fazendo discursos vazios e tolos.

2 Comments:

Blogger Estiverson E. Ribeiro,estudante de projetos-FATEC. said...

"Lula,agora és magnata do petroleiro..."

gostaria de saber sua posição em relação a ideia de vender petroleo para paises pobres q nao tem condição de pagar US$100 por barril... esta ideia traria lucro para o Brasil?
ficarei grato pela resposta

1:11 PM  
Blogger henrique cavalcanti said...

Os países pobres não precisam de petróleo barato : precisam investir em combustíveis renováveis que serão o futuro. Na verdade o petróleo caro é bom pois força uma mudança na matriz energética mundial para fontes não poluentes. Países pobres precisam de tecnologia para agricultura, para produzirem alimentos e combustíveis,não petróleo barato.

12:54 PM  

Post a Comment

<< Home