Tuesday, May 30, 2006

Destruição econômica do governo Lula

Nos últimos dois anos, após ter controlado o "quase colapso" da economia brasileira, herança maldita do terrível governo FHC, o mais desastroso governo na área econômica da História do Brasil, o governo Lula através do ex-czar Palocci e do atual presidente do Banc(d)o Central, Meirelles, vem se empenhando em destruir a economia nacional. O nome é um só: juros.
Não bastasse ter a maior taxa de juros do sistema solar, o dobro da do segundo colocado, ela ainda tem um efeito perverso: a valorização do câmbio, que torna inviável a exportação.
Por isso que passamos, em menos de dois anos, de promessa agrícola mundial a país em crise agrícola profunda. O próximo a entrar na fila é o setor industrial. A VW vai demitir 6 mil trabalhadores e talvez fechar a fábrica da Via Anchieta, que faz hoje o Fox versão exportação. Com o real na casa dos 2:1 para o dólar, fica inviável exportar o carro do Brasil para a Europa. Conclusão: fecha a fábrica aqui e abre outra, no Leste Europeu, para fabricar o Fox Europa.
O mesmo com a Meriva que era exportada para o México, que ao invés de sair de S. José dos Campos, vai agora ser enviada da Espanha. Os exemplos poderiam ser multiplicados por quase toda a indústria, tanto nacional como multi.
E Lula, o que faz ? O mesmo que fez o governo inteiro. Nada. Ela não sabia de nada na corrupção e sabe menos ainda da área econômica.....Finge que não vê o desastre das exportações, que ainda se mantém devido ao forte crescimento mundial. Porém, a onda de crescimento vai diminuir, e quando isso ocorrer, o Brasil vai ter perdido mais uma oportunidade de aumentar seu comércio externo, ampliando mercados para seus produtos.
Lula não quer mexer no câmbio porque ele rende votos imediatos: trigo barato significa pão mais barato pro povão, ainda que uma parte desse povão perca o emprego de operário da VW....câmbio baixo significa gasolina sem aumento há quase um ano, criando um sorriso discreto na classe média. Se por um lado, essa política de câmbio pode gerar votos até a eleição, depois dela pode ser perigosa, pois se diminue a exportação, somem os empregos.
O PT dizia que FHC fazia "populismo cambial" na época do Plano Real, mantendo artificialmente o câmbio baixo só para ganhar os votos até a eleição. Depois viria a crise decorrente desse câmbio. Pois é, o PT agora no poder faz o mesmo. Dou minha cabeça a prêmio se esse câmbio não ficar inalterado até outubro. E igualmente a dou de novo se ele, o câmbio, não mudar drasticament depois de outubro....pena que aí já foram demitidos alguns milhares de almas, isso sem falar em perda de mercados importantes, que terão de ser reconquistados de novo. Dando um passo adiante e dois pra trás: essa é a política econômica de FHC e do Lula.
Ah! a taxa de câmbio da Argentina ? 3 pesos para cada 1 dólar. Tomara que ainda por cima ganhem a Copa do Mundo. Só pra lembrar como nós somos burros, no futebol e na ecomomia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home