Wednesday, March 29, 2006

Agora é com manteiga

A oposição PFL-PSDB deu um tiro no pé ao conseguir a derrubada de Palocci.
O médico dublê de economista era um fiel seguidor da ortodoxia liberal: corte de gastos, juros altos, inflação baixa, câmbio valorizado, crescimento do PIB pífio. É fácil, todo mundo faz, até quem não entende de economia, como aliás Palocci dizia abertamente.
Com Mantegna, um professor da FGV, seguidor da cartilha desenvolvimentista, a coisa é diferente. Inflação baixa sim, mas com investimento em pontos estratégicos e crescimento econômico. Câmbio flutuante, mas não artificialmente baixo pelos juros estratosféricos, estimulando assim as exportações com cotações mais realistas. É provável que Mantegna queira desde já acelerar uma baixa nos juros. Pode apostar também numa lenta subida do dólar, com cotação perto dos 2,50 para estimular exportações. E não tenha dúvida, haverá controle de gastos do governo, mas com investimentos.
Parece contraditório ? Pois saiba que TODO MUNDO faz isso. Só o Brasil mantinha preso a cartilha ultra liberal, gerando o pior crescimento ano passado do continente, 2,3 % ( ah!, acima do Haiti.....)
Portanto, teremos um desenvolvimentista no ministério, em pleno ano eleitoral......Nem o próprio Lula conseguiria acertar desse jeito. Parabéns a oposição PFL-PSDB: em uma semana conseguiu reeleger Lula. Lançou um candidato insípido, Zeraldo Alckmin, e botou um bom ministro da fazenda, que vai fazer a economia crescer, em pleno ano eleitoral.
O segundo mandato já começou.

1 Comments:

Blogger Camila said...

Professor, fomos suas alunas de História do Politécnico e descobrimos seu blog e, olha que surpresa, que você gosta de Goethe!
O professor Alvarenga nos "pediu" para fazermos um seminário sobre o escritor (Goethe). Precisamos de opiniões sobre o assunto e sobre a influência geral que Goethe teve sobre o Romantismo. Queríamos saber sua visão em relação ao "Os sofrimentos do jovem Werther". Se puder, mande-nos um e-mail, por favor.

Quanto ao blog, é muito interessante. E não sabíamos que SÓ o Brasil mantinha um padrão liberal ortodoxo.Mas,poxa, temos 16 anos,né?! somos (quase) completamente leigas no assunto. (quase completamente é demais). Então, gostamos de ver a política sendo analisada pelo ponto de vista do nosso querido (ex) professor de História.

g5.literatura@gmail.com

Ana, Luiza, Roberta, Camila e Rebeca.

PS: nossa nova professora de História é muito boa...E as provas dela são ridiculamente fáceis! Todas nós tiramos 10. Já você nunca nos deu o prazer de fechar com 10 na média... haha, só 9 ou, NO MÁXIMO, 9,5.

6:38 AM  

Post a Comment

<< Home